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quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Outsourcing qual o significado, como implantá-lo e quais benefícios?


Apresentação


Hoje explicarei um pouco sobre outsourcing que já algum tempo virou tendência mundial onde no primeiro momento implantado em grandes organizações e aos poucos estendendo para médias e pequenas empresas.


Qual o significado?


Outsourcing (em inglês, "Out" significa "fora" e "source" ou "sourcing" significa fonte) designa a ação que existe por parte de uma organização em obter mão-de-obra de fora da empresa, ou seja, mão-de-obra terceirizada. Está fortemente ligada a idéia de subcontratação de serviços.


Em outras palavras, "Outsourcing" é a transferência das atividades conhecidas como atividades meio, e nunca as atividades fins (produto final), para uma empresa terceirizada.


Fonte: Wikipedia.


Comentário


A informação acima representa o real significado da palavra (termo em inglês) e explica a ação e o termo como é utilizado.


Ainda existem pessoas que tem restrições em contratar empresas por realmente entender que está transferindo atividades que são conhecidas pela empresa, porém hoje em dia, existem diversas empresas que são especializadas e que através de um contrato bem feito, com clausulas de medição de serviços, prazos de atendimento, entrega etc. é possível manter ou melhorar o padrão de qualidade e resultados da sua empresa.


Como a própria explicação do significado acima menciona a transferência das atividades para uma empresa terceirizada sempre deve ser realizado para atividade do meio e nunca para atividades do fim (produto final).


Como identificar o que é atividades do meio e o que é atividades do fim?


Muito simples atividades do meio são atividades operacionais da empresa que preparam ou complementam o produto final, exemplo:


Um comércio qualquer onde o foco é venda de produtos, e há necessidade de criar publicações, marketing, ou seja, atividades ligadas à promoção de seus produtos podem terceirizar o serviço para uma agencia de publicidade e propaganda.


O exemplo acima evidencia exatamente uma atividade que não é o foco e nem o produto final da empresa, mas é uma atividade importante que sem ela a empresa não vende e por questões de custos, gerenciamento e resultado há necessidade de terceirizar o serviço para uma empresa especializada.


Como implantá-lo?


Primeiramente é necessário identificar a necessidade, que pode ser por vários motivos alguns deles temos que reconhecer que não somos “experts” no assunto ou não temos como gerenciá-lo diariamente, ou se tiver que gerenciar temos que contratar novos recursos. Existem outras necessidades que devem ser identificadas, como isenção de impostos, justificativa de custos, espaço físico, contratação de recursos humanos, equipamentos, atualizações, etc.


Depois de identificado a necessidade é o momento de procurar uma empresa, capaz de realizar uma consultoria que possa ouvir bem a sua necessidade e montar uma estratégia de serviços que esteja de acordo com a sua realidade e apresentar de forma clara e objetiva todos os itens e os resultados que possam ser atingidos ou não e quais serão os riscos caso ocorram.


O custo mensal e anual deve estar claro, para que a sua empresa possa preparar para o investimento a ser realizado.


Um ponto importante é a empresa prestadora de serviços terceirizados sempre fornecer dados estatísticos de satisfação do cliente, resultados alcançados, se os resultados estão de acordo com a entrega acordada, etc.


Deverá existir uma programação (cronograma) com inicio, meio e fim com as responsabilidades definidas (prestador / cliente) mapeado os riscos e as necessidades em cada fase.


Tendo estas preocupações que são as principais é possível implantar uma terceirização em um serviço operacional com sucesso.


Cada caso deverá ser bem estudado pelas partes envolvidas, pois também é o objetivo de uma empresa prestadora de serviços terceirizados oferecer a melhor solução ao cliente.


Benefícios


São muitos benefícios que pode trazer a uma empresa que optam por terceirizar seus serviços elenco alguns deles que acho importante:



  • Acessos a novos recursos humanos e tecnologia.

  • Transparência no estabelecimento de prioridades.

  • Maior visibilidade dos custos.

  • Controle claro e objetivo de cronogramas.

  • Objetividade na negociação.

  • Transferência do risco de parte da atividade para terceiros.

  • Redução de custos.

  • Atualização tecnológica, sem a necessidade de investimento.

  • Alivio na estrutura organizacional.

  • Economia de recursos humanos, materiais, equipamentos, etc.

  • Liberação de espaço físico na empresa (racionalização de Layout).

  • Valorização profissional (oportunidade de montar negócios).

  • Foco no objetivo final da empresa.

Espero que tenham gostado da matéria.


Dúvidas, sugestões, etc. podem mandar para meu e-mail ricardo@itgo.com.br.

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